segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Critica a idolatria do sexo

O texto a seguir é principalmente para os idolatras de mulher ou que julga um perdedor aquele que vive na balada comendo mulher. Os desafio a refutarem o que for escritor a seguir.

Começarei citando os ensinamentos do pensador grego Epicuro de Samos:

"Chamamos ao prazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda a escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem com critério do efeito que nos produz."

 "Nem a posse das riquezas nem a abundância das coisas nem a obtenção de cargos ou o poder produzem a felicidade e a bem-aventurança; produzem-na a ausência de dores, a moderação nos afetos e a disposição de espírito que se mantenha nos limites impostos pela natureza."

"A ausência de perturbação e de dor são prazeres estáveis; por seu turno, o gozo e a alegria são prazeres de movimento, pela sua vivacidade."

"Quando dizemos, então, que o prazer é fim, não queremos referir-nos aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes, que se encontram em desacordo conosco ou não nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma."

"A imediata desaparição de uma grande dor é o que produz insuperável alegria: esta é a essência do bem, se o entendemos direito, e depois nos mantemos firmes e não giramos em vão falando do bem.
E como o prazer é o primeiro e inato bem, é igualmente por este motivo que não escolhemos qualquer prazer; antes, pomos de lado muitos prazeres quando, como resultado deles, sofremos maiores pesares; e igualmente preferimos muitas dores aos prazeres quando, depois de longamente havermos suportado as dores, gozamos de prazeres maiores. Por conseguinte, cada um dos prazeres possui por natureza um bem próprio, mas não deve escolher-se cada um deles; do mesmo modo, cada dor é um mal, mas nem sempre se deve evitá-las. Convém, então, valorizar todas as coisas de acordo com a medida e o critério dos benefícios e dos prejuízos, pois que, segundo as ocasiões, o bem nos produz o mal e, em troca, o mal, o bem."

"Formula a seguinte interrogação a respeito de cada desejo: que me sucederá se se cumpre o que quer o meu desejo? Que me acontecerá se não se cumpre?"

"Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros são naturais e não necessários; outros nem naturais nem necessários, mas nascidos apenas de uma vã opinião."



"Aqueles desejos que não trazem dor se não são satisfeitos não são necessários; o seu impulso pode ser facilmente posto de parte, quando é difícil obter a sua satisfação ou parecem trazer consigo algum prejuízo."

"Não deve supor-se antinatural que a alma ressoe com os gritos da carne. A voz da carne diz: não se deve sofrer a fome, a sede e o frio. E é difícil para a alma opor-se; antes, é perigoso para ela não escutar a prescrição da natureza, em virtude da sua exigência inata de bastar-se a si própria.
Realmente não sei conceber o bem, se suprimo os prazeres que se apercebem com o gosto, e suprimo os do amor, os do ouvido e os do canto, e ponho também de lado as emoções agradáveis causadas à vista pelas formas belas, ou os outros prazeres que nascem de qualquer outro sentido do homem. Não é também verdade que a alegria espiritual seja a única da ordem dos bens, porque sei também que a inteligência se alegra pelo seguinte: pela esperança de tudo aquilo que nomeei antes e em cujo gozo a natureza pode permanecer isenta de dor. Quando te angustias com as tuas angústias, te esqueces da natureza: a ti mesmo te impões infinitos desejos e temores."

Ao buscar os prazeres de nosso corpo, a suas satisfações temos que notar qual o efeito sobre nós. Temos necessidades fisiológicas como comer, beber, dormir, nos protegermos do frio e das intempéries do clima e descansarmos enquanto estamos cansados. A não satisfação desses desejos nos trazem graves consequências a nossa saúde. Existe aqueles prazeres naturais que não são necessários como o sexo e aqueles nascidos que não são nem naturais, nem necessários, mas nascidos da vã opinião como jogar video-game, ir ao teatro, ver filme e etc.



Quando buscamos um prazer temos que interrogar:

Se deixarmos de fazer aquilo que pretendermos fazer o que nos ocorrerá?
Se fizermos aquilo que aquilo que pretendermos fazer o que nos ocorrerá?

Temos sempre de analisar criteriosamente o efeito bom e o mal  que cada coisa tem naquele presente momento em nós.

Existe os prazeres estáveis que são a satisfação de nossas necessidades fisiológicas vitais e a busca de uma vida tranquila, sem frustração ou ansiedade e aquele prazer do movimento que vem da vivacidade que geralmente vem de prazeres não necessários e que podem depois vir acompanhado de sofrimento como a frustração e ansiedade.

Você pode buscar os prazeres não-necessários como ver futebol e ver filmes? Pode, desde que não os valorize tanto a ponto de ter efeito negativo como ansiedade e frustração. Tem de o buscar de maneira temperante, sem que os coloque como centro de sua vida a ponto de não os tendo provoque angústia ou temor.

O que isso teria haver com as mulheres?

Hoje a vagina e a busca do sexo é algo colocado como o centro do universo, a ponto de se sacrificar por aquele objeto de sua adoração, tendo angústia O sexo que trás uma breve satisfação sensorial, tem um efeito perverso que é todo aquele temor de ser taxado de pega-ninguém fracassado, de sempre ter sexo com belas mulheres e fazer tudo para ter aquela bela mulher.

O sexo não é tão importante assim, não ter uma vida sexual ativa ou não a desejar não tem nenhum efeito perverso, como a fome, a sede, cansaço, ou o frio, nada disso. Se uma pessoa idolatra o sexo em sua vida é mais um feche pessoa do que uma real necessidade.

E quem não se enquadra nos padrões  de ter uma vida sexual ativa é taxado de fracassado, como alguém que não alcançou um certo padrão determinado pela sociedade, mas esse padrão é mais fruto da ignorância do que algo importante a ser acalçado. E só tolos ligam para uma admiração vazia que nem beneficio ou maleficio lhe trás.

O que ocorre se uma pessoa deixa de fazer sexo? Algum mal físico lhe ocorre? Ela fica mais ignorante ou mais sábia? Absolutamente nada. O sexo é importante? Coisa nenhuma.



Mas você pode desfrutar dese gozo, pode, mas esteja advertido que não ganhe com isso nenhuma angústia ou temor. Não valorize o sexo ao ponto dele ser o centro de sua vida.

Não fique assumindo encargos impostos pelas mulheres só para obter algo banal.

Um comentário:

  1. Olha , isso pode destoar um pouco da seriedade do texto , mesmo que esteja falando do mesmo assunto , mas aqui vai um dito do meu ex-professor de biologia : Biologicamente falando , cagar é mais importante do que sexo .

    Escatológico talvez mas , em termos biológicos , bem verdadeiro . Um ser vivo não pode viver sem eliminar os excessos de sua alimentação , o que o corpo não irá mais se nutrir , mas viver sem copular , não irá matá-lo . Pode ser prejuízo para espécie , mas não para um indivíduo .

    ResponderExcluir